Receba nossas dicas Fale com um consultor
sistema fluxo de caixa
  • Finanças

Sistema de fluxo de caixa: por que automatizar com o Bemacash?

Bemacash Totvs
Bemacash Totvs
25/06/2019
5 min e 50 seg de leitura

O varejo está em constante crescimento. Em 2018, dados do IBGE apontaram um avanço de 2,3% — o melhor resultado nos últimos cinco anos. Exatamente por isso, precisamos falar sobre o investimento em um sistema de fluxo de caixa.

Loja cheia é sinônimo de caixa próspero, certo? Essa premissa até pode ser verdadeira, mas apenas para negócios que se preocupam em melhorar a eficiência, especialmente diante da volatilidade das vendas.

Automatizar o fluxo de caixa é uma das estratégias mais inteligentes para driblar os desafios da gestão financeira e aproveitar melhor as oportunidades. Continue a leitura e entenda o porquê!

Quais são os benefícios de um sistema de fluxo de caixa?

A transformação digital nunca foi tão real. A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das empresas e exerce funções essenciais para a sua sobrevivência e competitividade.

No entanto, todo empresário precavido e eficiente sabe que é preciso avaliar qualquer mudança em seus processos. Por isso, decidimos iniciar este post destacando os principais benefícios experimentados com a implementação de um sistema de fluxo de caixa. Confira!

Processos ágeis e otimizados

Atividades manuais demandam tempo, dedicação e concentração. Quando falamos em fluxo de caixa, isso se torna ainda mais relevante. Afinal, erros e inconsistências podem representar grandes prejuízos.

A automatização desses processos por meio de um software deixa tudo mais rápido e produtivo. Na prática, os cálculos e o controle são realizados pela ferramenta e isso otimiza tempo e recursos.

Maior segurança de dados

A segurança de dados é uma grande preocupação do varejo. Lidar com fraudes e vazamento de informações é algo complicado e representa 5,8% das perdas de vendas no setor.

Não dá para ignorar o problema. Portanto, a melhor alternativa é ser estratégico e investir em tecnologia. Quando um sistema de fluxo de caixa é instalado, os dados passam a ser controlados de perto, protegendo as informações da empresa e de seus clientes.

Redução de erros

O homem erra e suas falhas podem causar muitos prejuízos. Deixar de registrar entradas e saídas ou lançar informações incorretas e duplicadas são alguns exemplos de ações que podem gerar uma desordem no caixa — e até comprometer a sobrevivência empresarial.

Por outro lado, o uso de um sistema é muito mais seguro. A automatização desses processos reduz as chances de erros e garante uma gestão financeira mais precisa e realista, o que é essencial para a expansão de uma empresa.

Tomada de decisões mais eficaz

No universo empresarial, não há espaço para “achismos”. Quanto mais fundamentadas são as decisões de seus gestores, mais competitivo o negócio se torna.

Assim sendo, não restam dúvidas de que o uso de um software de gestão pode contribuir de maneira significativa para o alcance de suas metas. Com informações atualizadas e corretas, é muito mais fácil se planejar e fazer escolhas corretas.

Como encontrar o sistema de fluxo de caixa ideal?

Agora que você já entendeu que investir em um sistema de fluxo de caixa pode trazer muitos benefícios para sua empresa, deve estar se perguntando: como encontrar a ferramenta ideal?

O mercado está repleto de softwares e fornecedores, mas é preciso ficar atento para fazer um bom investimento. Na verdade, essa é uma decisão que depende de análises e requer um pouco de seu tempo e sua atenção.

O ideal é adquirir um sistema de gestão financeira ou um ERP (sistema de gestão integrada). Qualquer um desses recursos ajudará você de uma maneira mais abrangente e garantirá o controle financeiro e de outros setores do negócio.

Na prática, não será necessário implementar diversos recursos. Uma única plataforma cumpre muito bem o papel de gerenciar e controlar o fluxo de caixa, o estoque e as vendas, por exemplo.

Agilidade, eficiência e segurança são os grandes pontos fortes dessa tecnologia. Um bom software de gestão integrada poderá fornecer suporte à administração do seu varejo, seja qual for seu porte ou sua área de atuação.

Como implementar um fluxo de caixa automatizado corretamente?

Afinal, como deve ser conduzida a implementação de uma ferramenta de automatização do fluxo de caixa? Essa é a dúvida de muitos gestores, já que é preciso tomar certos cuidados e adotar algumas boas práticas para extrair todo o potencial da tecnologia. Acompanhe!

Faça um inventário de valores e dados

O primeiro passo para uma implementação correta tem a ver com organização. Faça um inventário de valores e dados, anotando tudo o que é importante para suas finanças, como custos fixos e variáveis, receitas, contas a receber, investimentos e patrimônio.

Categorize as informações

Categorizar as informações torna a tarefa de gerenciar o fluxo de caixa muito mais simples e eficaz. Se apenas entradas e saídas forem registradas, você pode se perder. Por isso, classifique os valores de maneira mais específica e precisa.

Mantenha os dados atualizados

Não adianta automatizar o fluxo de caixa se você não adquirir o hábito de registrar e atualizar os dados. Diante da relevância dessas informações, é importante que cada ação, entrada e saída seja lançada no sistema.

Escolha uma boa ferramenta

Por fim, é claro que você deve investir em uma boa ferramenta. Contar com o apoio de um sistema moderno e eficiente é uma premissa para alcançar o sucesso e simplificará bastante o seu dia a dia.

Qual é a solução do Bemacash para sua empresa?

Você já conhece o Gestão Financeira do Bemacash? Esse sistema foi desenvolvido pensando nas dores e nos desafios do varejo e tem como principal objetivo desburocratizar e profissionalizar o controle financeiro empresarial.

A ferramenta permite a gestão do fluxo de caixa pelo computador, celular e tablet e dá ao gestor uma visão estratégica e atualizada de suas finanças.

Vale destacar que ele conta com funcionalidades essenciais para qualquer empresário: faturamento, estoque, financeiro, compras e ordem de serviços.

Com o Gestão Financeira, você poderá realizar diversas tarefas, todas de maneira rápida, simples e totalmente segura, como:

  • organizar contas a pagar e a receber;
  • controlar diariamente o fluxo de caixa;
  • emitir boletos;
  • conferir seu extrato bancário;
  • controlar as vendas e os pedidos de orçamento;
  • organizar o estoque;
  • enviar automaticamente NF-e e NFS-e.

Viu só como um sistema de fluxo de caixa pode ser o seu grande aliado? Para aproveitar o crescimento do varejo e desenvolver-se de maneira saudável, é preciso investir na gestão financeira de sua empresa. A tecnologia é a decisão mais estratégica e, conforme visto, pode trazer grandes benefícios.

Quer conhecer melhor a ferramenta do Bemacash? Escolha um canal de atendimento e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe!

Powered by Rock Convert

Escrito por

Bemacash Totvs

Bemacash Totvs

Frente de Caixa
do Bemacash

A solução completa que
você precisa para vender
mais e organizar o seu
negócio

Saiba mais

Você pode se interessar também por