Receba nossas dicas
  • Legislação Fiscal

8 livros de contabilidade indispensáveis para os profissionais da área

Equipe Bemacash
Equipe Bemacash
15/10/2018
6 min e 59 seg de leitura

Quantos são os livros de contabilidade na sua estante? Provavelmente muitos. Eles estão presentes na rotina do contador, já que a sua área é uma das mais dinâmicas, sofrendo mutações constantes conforme novas normas e leis são estabelecidas. Portanto, é preciso sempre se manter atualizado.

O aperfeiçoamento contínuo e a reciclagem de conhecimentos são fundamentais para o contador que deseja se destacar, conquistar o seu espaço no mercado e construir uma carreira sólida e de sucesso.

Pensando nisso, reunimos 8 dicas de livros muito interessantes e que abordam os temas mais diversos, que podem ajudar você nessa jornada rumo ao sucesso. Confira a leitura e tome nota dos títulos!

1. Manual de Sobrevivência no Mundo Pós-SPED

Começamos com um tema complexo e até controverso, mas que não pode ser deixado de lado. O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é explicado em detalhes nesse livro pelo autor, o professor Roberto Dias Duarte.

O livro faz parte de uma série chamada Big Brother Fiscal e que versa sobre o olhar cada vez mais atento do Fisco às operações contábeis.

As autoridades brasileiras vêm tomando ações conjuntas para que todas as informações empresariais cheguem de forma eletrônica.

Assim, o trabalho de controlar, acompanhar e auditar a movimentação financeira e patrimonial das empresas se moderniza constantemente.

No Manual de Sobrevivência no Mundo Pós-SPED, disponível gratuitamente no formato de e-book, o autor aborda a necessidade de cuidados — tanto pelos empreendedores quanto pelos contabilistas — para não serem pegos pelo Leão digital. São tratados temas como:

  • documentos eletrônicos (NF-e, NFS-e e CT-e);
  • ecossistema fiscal;
  • malha fina digital;
  • futuro das organizações contábeis, entre outros.

2. Manual de Contabilidade Societária: Aplicável a todas as Sociedades de Acordo com as Normas Internacionais e do CPC

Conhecido como a Bíblia da Contabilidade, esse livro é de extrema relevância para os profissionais da área. Ele aborda todos os CPC’s e serve como referência para as principais dúvidas que surgem nas atividades de rotina.

Nele, os autores Eliseu Martins, Ernesto Rubens Gelbcke, Ariovaldo dos Santos e Sérgio Iudícibus fazem um apanhado completo sobre os temas mais importantes da área, incluindo:

  • a estrutura conceitual da Contabilidade;
  • as disponibilidades — caixa e equivalentes de caixa;
  • as contas a pagar e receber;
  • os estoques;
  • o ativo não circulante;
  • as concessões;
  • as demonstrações das mutações do patrimônio líquido etc.

Ou seja, o livro é uma verdadeira enciclopédia da Contabilidade e apresenta um conteúdo claro, organizado e coerente.

É fundamental para todo estudante e profissional da área, servindo de base até para estudo e preparação de material para aulas nos cursos técnicos e no ensino superior.

3. Análise Avançada das Demonstrações Contábeis: Uma Abordagem Crítica

Mais um livro da autoria do professor universitário e contabilista Eliseu Martins — em parceria com Josedilton Alves Diniz e Gilberto José Miranda.

O grande diferencial desse livro é a abordagem. Ele mostra as potencialidades dos indicadores econômicos e financeiros e busca evidenciar as suas limitações e os seus principais objetivos.

Na publicação, a análise das demonstrações contábeis é feita do ponto de vista do usuário externo, que observa as demonstrações publicadas e as utiliza para avaliar e tomar decisões.

Além disso, o formato utilizado favorece a atividade de docentes da Contabilidade, o que faz do livro uma ótima base para cursos de especialização na área.

4. Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto

A instabilidade do Brasil pode, às vezes, dar calafrios nos empresários. Isso se reflete profundamente nas atividades dos contabilistas, que têm um papel muito mais consultivo e estratégico hoje do que há alguns anos.

A publicação do Instituto Endeavor, organização de apoio ao empreendedorismo, utiliza o exemplo de vários empresários e mescla histórias de pessoas famosas com cases protagonizados por desconhecidos, pessoas comuns do grande público.

Dessa forma, ele aproxima a realidade de quem está começando com nomes que, muitas vezes, servem de referência para eles.

Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto é um livro que consolida conhecimentos e serve de guia para empreendedores e contabilistas, pontuando possíveis obstáculos e as suas soluções.

5. Accounting Made Simple – Accounting Explained in 100 Pages or Less

Esse livro, em língua inglesa, é da autoria de Mike Piper, que já escreveu vários livros sobre finanças pessoais e mantém um blog muito popular sobre o assunto — o Oblivious Investor.

Ele é um CPA licenciado no Missouri (um Certified Public Accountant, contador qualificado aprovado no Uniform Certified Public Accountant Examination, que fornece declarações de parecer em relação a relatórios financeiros).

O livro introduz, de forma rápida e sistemática, os empreendedores aos conceitos contábeis e faz isso com muita clareza.

Suas definições e explicações são sucintas e, muitas vezes, servem de ponte entre contador e cliente, traduzindo a linguagem técnica da área contábil para que seja entendida por quem não tem nenhum conhecimento prévio no assunto.

O livro é dividido em duas seções: a primeira trata das demonstrações financeiras, introduzindo a equação básica da contabilidade (Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido) e ajuda no cálculo da liquidez de uma empresa.

Já a segunda parte explica por que as empresas públicas precisam usar os mesmos princípios contábeis, traz noções sobre crédito e débito na escrituração e aborda outros conceitos muito interessantes.

6. Financial Shenanigans: How to Detect Accounting Gimmicks & Fraud in Financial Reports

Outra boa opção em inglês é esse livro, escrito por Howard Schilit, fundador e CEO da Schilit Forensics e pioneiro na detecção de truques contábeis em relatórios financeiros corporativos (aqueles que várias vezes enganam investidores).

Se você atua ou se interessa pelas aplicações de longo prazo que envolvem o pagamento de dividendos de ações públicas, terá uma boa base conceitual ao ler a publicação.

Nele, há vários exemplos de empresas que aceleraram os seus ganhos, atrasaram despesas e fizeram registros de fluxo de caixa operacional como fluxo financeiro.

A publicação também conta com gráficos muito limpos e de fácil compreensão e favorece a análise e o aprendizado do assunto.

7. Applying International Financial Reporting Standards

Escrito por uma equipe de profissionais conceituados na área, esse livro fala sobre as Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS) e é uma referência amplamente utilizada por estudantes e acadêmicos da área contábil em países que aderiram aos padrões internacionais de contabilidade.

O foco da publicação é explicar, interpretar, analisar e ilustrar os requisitos dos relatórios financeiros.

Ela faz isso utilizando inúmeros exemplos ilustrativos que apresentam e explanam conceitos, garantindo que o leitor compreenda profundamente os requisitos e procedimentos utilizados na contabilidade internacional.

8. A revolução do marketing de serviços para empresas contábeis

Por último e igualmente importante é esse livro escrito por Ricardo de Freitas. Nos últimos anos, o papel do contador tem sofrido modificações profundas.

Assim como o conhecimento adquirido pelo estudo constante, a eficiência também é um grande diferencial competitivo. Entretanto, não cabe mais esperar a chegada dos clientes à porta: é preciso ir até eles.

E essa publicação pode ser de grande ajuda, já que aborda o marketing para as empresas contábeis e busca formar e capacitar os contabilistas para essa nova visão.

Ele trata de assuntos como empatia, marketing pessoal, CRM, retenção de clientes e presença nas redes sociais. Não abra mão dessa leitura se você ainda não tem ideia da importância de ter uma estratégia de marketing.

Com essas 8 obras, você vai ter uma visão completa sobre os assuntos mais pertinentes da área contábil. Os livros de contabilidade são grandes parceiros e podem oferecer a chave para obter destaque de mercado e aperfeiçoamento contínuo.

Gostou das dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e veja que outras sugestões os seus contatos têm para complementar a lista!

Escrito por

Equipe Bemacash

Equipe Bemacash

Frente de Caixa
do Bemacash

A solução completa que
você precisa para vender
mais e organizar o seu
negócio

Saiba mais

Você pode se interessar também por