Receba nossas dicas Fale com um consultor
software emissor de nf-e
  • Legislação Fiscal

Software emissor de NF-e: 5 dicas para escolher a ferramenta certa

Bemacash Totvs
Bemacash Totvs
29/03/2019
5 min e 52 seg de leitura

Estar em dia com as obrigações fiscais na empresa é uma forma de garantir a adequação aos requisitos legais e de aumentar as chances de obter resultados mais eficientes. Nesse contexto, existe o papel do software emissor de NF-e e todas as vantagens que ele proporciona.

Quer entender melhor sobre o assunto e saber escolher a melhor solução para a sua empresa? Então, você não pode deixar de acompanhar este artigo. Boa leitura!

Opções de emissores de NF-e

Existem opções gratuitas e pagas de software emissor de NF-e disponíveis no mercado. É preciso conhecer bem o que cada um oferece para escolher o mais adequado para o seu negócio. Entenda melhor nos tópicos a seguir.

Emissores gratuitos de NF-e

O emissor de Nota Fiscal Eletrônica gratuito é disponibilizado pelo Sebrae em todos os estados brasileiros. O download pode ser feito no site da instituição, por meio de um cadastro que precisa ser realizado. Feito isso, basta instalar o programa no computador e começar a utilizá-lo para emitir as notas fiscais.

Entre as vantagens que ele proporciona, podemos citar:

  • sem custo de mensalidade;
  • permite emitir NF-e e CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico);
  • disponível para qualquer contribuinte que seja credenciado.

Emissores pagos de NF-e

Já o emissor pago oferece outras funcionalidades que vão além da emissão de NF-e e auxilia a melhorar o controle e a gestão na empresa. Ele traz diversas opções e contribui para automatizar rotinas importantes — aumentando a agilidade e minimizando os riscos de erros, por exemplo.

Entre as vantagens que ele proporciona, estão:

  • emissão de NF-e, NFC-e, CT-e MDF-e;
  • geração de arquivos xml;
  • envio automático de informações (para o fisco e para os clientes);
  • possibilidade de gerar relatórios.

As principais diferenças entre os sistemas

A principal diferença entre o emissor gratuito e o pago está na automatização dos processos — já que a opção paga permite executar algumas atividades de forma automática.

Além disso, também podemos citar a integração com outras soluções e as inúmeras vantagens que o software contratado oferece.

5 dicas para escolher o software emissor de NF-e certo

Com tantas opções disponíveis no mercado, é natural que se tenha dúvidas a respeito de qual solução é a mais adequada para o seu negócio. Para auxiliar na escolha, listamos algumas dicas essenciais.

1. Opte por um sistema 100% automatizado

A automatização de tarefas, nos dias de hoje, é primordial para que os processos sejam executados com mais agilidade e precisão. No contexto do software emissor de NF-e, isso envolve poder contar com a possibilidade de gerar a nota, enviá-la para o cliente e ainda controlar os cancelamentos — tudo de forma automática.

Também é preciso avaliar se a comunicação com o sistema da prefeitura ocorre dessa forma — isso ajuda a garantir que as particularidades serão atendidas, sem que seja necessário realizar grandes modificações ou fazer alguma atividade manualmente.

2. Avalie a segurança de dados

A segurança de dados é uma preocupação que deve fazer parte na hora de contratar qualquer solução tecnológica. Afinal, diversas informações são geradas e trocadas diariamente — tanto da empresa quanto dos clientes.

O vazamento desses dados pode gerar prejuízos irreparáveis para o negócio, principalmente no que diz respeito à reputação que fica no mercado.

3. Verifique se o desenvolvedor oferece suporte especializado

Outro aspecto fundamental diz respeito ao suporte oferecido pela empresa que desenvolveu o sistema. No dia a dia, podem surgir dúvidas e outras questões que dependem de ajuda e um atendimento de qualidade por parte do fornecedor.

Portanto, não deixe de avaliar qual é o tipo de suporte técnico que os desenvolvedores oferecem e de que forma a sua empresa pode contar com eles — antes, durante e depois da instalação.

4. Dê preferência para soluções que ofereçam integração com outros sistemas

Ao escolher por um software que permite a integração com outras ferramentas, as informações passam a ser trocadas automaticamente — sem o risco de erros na hora da digitação ou de esquecer de transferir determinados dados.

Essa integração é especialmente importante com o ERP, o sistema de gestão que ajuda a executar e controlar diversas rotinas dos vários departamentos que envolvem um negócio. Quando a empresa também vende pela internet, é importante atentar para a integração com o meio de pagamento.

5. Tenha uma decisão baseada no custo-benefício

Qualquer decisão que seja guiada apenas pelo preço pode trazer problemas futuros para a empresa, já que nem sempre o mais caro é o melhor — como o mais barato também pode não ser o mais vantajoso.

Nesse caso, é sempre bom ter em mente que qualquer erro na emissão de NF-es pode gerar transtornos futuros e, até mesmo, prejuízos financeiros (decorrentes do pagamento de multas, por exemplo).

Bemacash: o emissor ideal de NF-e para o seu negócio

O Bemacash conta com soluções que auxiliam no controle de vendas, finanças e também na emissão de NF-es. Elas contribuem para que o negócio mantenha as atividades em dia com o fisco, ao mesmo tempo em que contribuem para automatizar rotinas — permitindo que o gestor foque na atividade-fim da empresa, ou seja, atender aos clientes com qualidade.

Bemacash Gestão Financeira

O Gestão Financeira é indicado para profissionais liberais e empresas que atuam com prestação de serviços (que têm que emitir a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços, específica para a atividade). Entre as funcionalidades que o software oferece, estão:

  • faturamento;
  • financeiro;
  • gestão de estoque;
  • compras;
  • ordens de serviço.

Com elas, fica mais fácil acompanhar o andamento dos processos de vendas em tempo real. Além disso, ele ajuda a eliminar o uso de planilhas (e outros processos manuais), além de facilitar a criação de relatórios e a gestão das informações.

Bemacash Frente de Caixa

O Frente de Caixa é um sistema de gestão completo, indicado para varejistas e empresas do ramo alimentício (bares, restaurantes e food trucks, por exemplo). Oferece uma interface intuitiva, o que dispensa a necessidade de treinamentos — uma vez que os comandos são simples e fazem parte da rotina.

A escolha do software emissor de NF-e está totalmente ligada aos resultados que a empresa vai alcançar no que diz respeito às questões fiscais e financeiras. Contar com a solução ideal ajuda a automatizar os processos e tornar as rotinas mais simples e ágeis — com o menor risco de erros (e, consequentemente, retrabalhos).

Você se interessou pela solução paga e quer entender melhor como ela pode beneficiar o seu negócio? Então, entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto agora mesmo!

Powered by Rock Convert

Escrito por

Bemacash Totvs

Bemacash Totvs

Frente de Caixa
do Bemacash

A solução completa que
você precisa para vender
mais e organizar o seu
negócio

Saiba mais

Você pode se interessar também por