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Marketing digital para contadores: divulgue sua empresa dentro das normas

Equipe Bemacash
Equipe Bemacash
06/12/2018
5 min e 30 seg de leitura

Em profissões em que o boca a boca é uma ferramenta importante para adquirir novos clientes, como a de contador, investir na web pode ser um diferencial para se destacar no meio.

A internet vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e no mundo. Segundo a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2017, a internet está presente em 70,5% dos lares brasileiros, o que significa 49,2 milhões de casas conectadas. Já o relatório “Digital in 2018” divulgados pelas empresas Hootsuite e We Are Social, mais de 4 bilhões de pessoas no mundo já tem acesso à internet.

Esses dados impressionantes vêm consolidando uma nova estratégia para os empresários: o marketing digital. Por meio de blogs, redes sociais, e-mail e outros canais digitais, é possível mapear e descobrir o perfil do seu cliente ideal, fortalecer a sua marca, ganhar autoridade no mercado e, principalmente, crescer.

Neste post, você entenderá qual é a importância do marketing digital para contadores. Acompanhe e boa leitura!

Mercado de Marketing Digital

Como vimos, estar conectado é parte fundamental para o desenvolvimento do seu negócio. O que antes era visto por muitos como uma vaidade, hoje se mostra importante para o seu crescimento.

De acordo com a pesquisa Content Trends, de 2018, quase 99% dos mais de 3 mil entrevistados consomem conteúdos e informações online, seja por meio dos smartphones, do Google ou das redes sociais. Também de acordo com esse levantamento, uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode trazer 2,6 vezes mais visitantes ao seu site/blog e 3,7 vezes mais leads (termo usado para nominar futuros clientes).

Mas, para obter os bons resultados, é preciso ter paciência, estratégia e um bom conteúdo para oferecer. Por isso, temos algumas ações que são fundamentais para a gente seguir.

Marketing de Conteúdo

Como o próprio nome deixa a entender, essa ação visa a trabalhar em conteúdos relevantes para você ficar bem posicionado nos sites de busca e engajar o seu público. De forma simplória, devemos basear o nosso conteúdo praticamente nas personas, nas palavras-chaves e na etapa do funil.

Persona

Para saber qual é a melhor forma de abordar o seu público, temos que conhecer quem são eles. Para isso, é importante fazer pesquisas para desenvolver uma pessoa semi-fictícia que vai guiar a forma que o seu conteúdo vai ser escrito. Esse perfil é chamado de “persona”.

Palavra-chave

Outro ponto essencial na hora de pensar em um bom conteúdo é saber qual é a palavra-chave ideal para que o seu texto apareça entre os primeiros no Google. Todo conteúdo que for desenvolvido tem que ser construído baseado nesse termo.

Funil de vendas

É crucial a gente entender que toda estratégia para atrair um futuro cliente passa pelo funil de vendas, que é divido em três partes. São elas:

  • Topo: usada para ensinar e mostrar algum problema para o usuário;
  • Meio: quando o usuário já sabe o que tem de errado e busca soluções;
  • Fundo: o leitor já sabe o que quer e você mostra que é a melhor opção para ele.

Faça conteúdos que incluam vídeos, uma calculadora, guia de taxas, FAQ’s, infográficos e cases de sucesso.

Automação de Marketing

Todo o processo de marketing digital precisa de uma automação para melhorar os resultados. E a melhor maneira é usando sistemas de gestão.

O marketing digital atua em várias vertentes, não só na elaboração do conteúdo, mas também na captação e conversão dos leads em clientes, nas estratégias de engajamento etc. Quanto mais o seu escritório cresce, mais prático e ágil você precisa ser.

Graças a esses sistemas de automação, é possível agendar as postagens, fazer ações de e-mail marketing e saber os resultados de toda a campanha e/ou estratégia, gerando melhores oportunidades de negócios.

Redes Sociais

Ter uma rede social ativa é fundamental para uma boa estratégia de marketing. Para entender a importância do social media nos seus negócios, veja o comportamento do brasileiro nas redes sociais, segundo o estudo “Digital in 2018”:

  • 3º lugar no número de usuários do Facebook, atrás da Índia e dos Estados Unidos;
  • temos 57 milhões de perfis no Instagram, a 2º maior rede do mundo;
  • gastamos em média 3 horas e 39 minutos em redes sociais, atrás apenas dos Filipinos.

Então, baseado nesses dados, tenha sempre um plano de marketing de mídia social e publique conteúdos de qualidade, baseados no público de cada rede social em que você estiver presente.

Nunca deixe as suas páginas desatualizadas e ultrapassadas. Para continuar no topo, tenha um calendário editorial e o siga à risca.

Mas lembre-se: o que passamos aqui é apenas o básico para entender como começamos a pensar em um bom marketing digital para contadores. É muito importante que você procure cursos. Algumas opções são gratuitas e online, sendo feitas por empresas especializadas nesse tipo de produção.

Normas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Apesar de o marketing digital ser aconselhado para todas as áreas, o setor de contábeis conta com algumas restrições que estão registradas no Código de Ética Profissional do Contador. Por isso, é preciso ficar atento a algumas questões:

  • não é permitido anunciar qualquer conteúdo que resulte na diminuição do colega ou da classe;
  • promoções ou vantagens na hora de oferecer um serviço são consideradas práticas desleais;
  • evite frases ou indicações de que você é melhor ou mais capacitado que os outros profissionais da área;
  • não faça propagandas enganosas;
  • informações sobre o valor de serviço também devem ser evitadas.

Não olhe para essas normas como um empecilho para começar a investir no marketing online. A internet dá a você várias oportunidades e assuntos amplos que podem ser explorados dentro do CFC. Seja criativo, cativante e faça conteúdos de leitura fácil e rápida.

O marketing digital para contadores pode ser o seu maior aliado na hora de crescer e se tornar uma referência na área. Solucione os problemas e mostre os melhores caminhos para os seus clientes. Não veja apenas como mais uma forma de propaganda.

E aí, você se interessou e quer saber o que os outros colegas pensam sobre o tema? Compartilhe este post nas suas redes sociais e veja o que eles têm para dizer!

Escrito por

Equipe Bemacash

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