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Análise SWOT: entenda como usar e gerar vantagem para a sua empresa

Equipe Bemacash
Equipe Bemacash
24/09/2018
5 min e 47 seg de leitura

Empresas que pretendem ir longe precisam saber não apenas o seu destino, mas também os caminhos que ela escolherá para chegar lá.

Portanto, o planejamento estratégico deve ser um processo-chave em qualquer organização.

O problema, no entanto, é que planejar é uma tarefa complexa e que precisa ser feita com apoio de ferramentas adequadas.

No post de hoje, vamos falar de um aliado poderoso ao seu planejamento estratégico, mas de simples entendimento e execução: a análise SWOT.

Quer saber como ela funciona? Então, continue lendo!

O que é a análise SWOT?

A metodologia SWOT não é exatamente uma novidade: ela já tem mais de 50 anos! Nos anos 1960, a empresa Dupont começou a utilizar planejamento estratégico em suas operações.

Logo o exemplo foi copiado, mas as empresas ainda tinham dificuldade de colocar em prática o que estava no papel.

Para ajudar a solucionar o problema, o pesquisador Albert Humphrey e a sua equipe de Stanford (EUA) estudou os dados das 500 maiores corporações listadas pela revista Fortune.

O resultado da pesquisa é justamente a matriz SWOT, uma ferramenta descomplicada e considerável para a estruturação de um planejamento estratégico.

Com a análise SWOT, a empresa consegue avaliar o ambiente interno e externo antes de traçar um plano de ações. Ela pode ser utilizada tanto no início de uma companhia, em momentos de pivotagem, ou mesmo para projetos internos específicos.

Quais são os principais fatores da análise SWOT?

A matriz SWOT é baseada em quatro quadrantes, sendo os dois primeiros (Forças e Fraquezas) referentes ao ambiente interno da empresa e os dois últimos (Oportunidades e Ameaças), ao ambiente externo.

Ambiente Interno

O foco, aqui, é tudo que está sob o controle direto da empresa: processos, infraestrutura, pessoal, ativos etc. Os pontos analisados precisam ser importantes para o negócio.

No caso de hotéis, por exemplo, a localização do imóvel é um fator determinante. Para indústrias, o acesso à matéria-prima é um ponto-chave do negócio.

Strengths (Forças)

As forças são as características internas que dão vantagem competitiva à empresa, ou seja, aquilo que a sua companhia faz melhor, mais rápido ou com menos custos do que os seus competidores diretos.

Alguns exemplos de força são a boa reputação da marca, uma boa cartela de clientes ou o uso de tecnologias inovadoras nos processos internos.

Weaknesses (Fraquezas)

Aqui, temos o oposto do exemplo anterior.

São consideradas fraquezas todas as características que prejudicam a competitividade da organização, como equipes com capacitação deficiente, equipamentos ultrapassados ou dificuldades para projetar a imagem da marca.

Ambiente externo

Os fatores externos são aqueles que não estão sob o controle direto da empresa, ou seja, que estão ligados ao contexto de mercado, à força da concorrência, às políticas econômicas, aos aspectos culturais e demográficos e até aos fatores ambientais.

Opportunities (Oportunidades)

São os fatores externos que podem alavancar os negócios da sua empresa.

A saída de um concorrente do mercado, a abertura de linhas de crédito mais acessíveis para o seu tipo de empresa ou datas comemorativas/especiais, como Dia das Mães ou Black Friday, são alguns exemplos de oportunidades.

Threats (Ameaças)

Ameaças são qualquer situação que possa impactar negativamente o negócio.

É o caso da elevação de impostos, de uma crise econômica ou de intempéries que podem prejudicar a estrutura da empresa ou o seu acesso a insumos ou matérias-primas — além, é claro, do crescimento da concorrência.

Como utilizar a análise SWOT?

A composição da matriz SWOT é bastante simples e o objetivo também: diminuir fraquezas, aumentar as forças, encontrar maneiras de aproveitar as oportunidades e meios para afastar as ameaças.

Para que tudo isso funcione como um relógio suíço, no entanto, é preciso utilizar dados confiáveis que possam embasar linhas de ação realmente efetivas. Para tanto, siga os seguintes passos:

Faça um diagnóstico do ambiente interno

O primeiro passo da análise SWOT é entender quais são as principais forças e fraquezas da empresa. Para que o processo seja mais simples, foque em um momento específico ou em um fator-chave.

Caso a organização pretenda aumentar o número de vendas, ela pode identificar que a infraestrutura tecnológica já estabelecida é uma vantagem para conseguir atingir essa meta, enquanto a dificuldade para treinar funcionários no uso dessas tecnologias é uma fraqueza.

Acerte na análise do ambiente externo

A análise do ambiente externo pode ser bem ampla. Por isso, é importante definir o que realmente importa para a companhia.

Caso ela dependa de fornecedores de outros países, por exemplo, pesquisar sobre as tendências de variação do dólar é uma necessidade.

O estudo da concorrência também faz toda a diferença nesse momento. Nossa dica é aplicar a matriz SWOT nas empresas que dividem mercado com o seu negócio.

Assim, é possível identificar forças e fraquezas de competidores ao mesmo tempo em que se pode encontrar insights importantes observando as estratégias da concorrência.

Trace as linhas de ação

Com os diagnósticos internos e externos feitos, é hora de montar um programa de ações. Para não se perder nesse momento, comece analisando os fatores de par em par, da seguinte forma:

  • Quais forças afastam ameaças?
  • Quais forças atraem oportunidades?
  • Quais fraquezas potencializam ameaças?
  • Quais fraquezas diminuem as oportunidades?

Com essa análise cruzada, a empresa pode traçar planos efetivos para aumentar as suas forças e diminuir as fraquezas, levando em conta tanto o ambiente externo quanto o interno.

Monitore resultados

Lembre-se de que cada ação precisa ser descrita passo a passo, ter um calendário de etapas e ser monitorada por meio dos índices de performance relevantes para a atuação.

Com esses dados, a empresa consegue visualizar se realmente está fazendo avanços ou se é preciso ajustar a trajetória no meio do caminho.

Ao final do ciclo, faça uma análise global dos resultados e identifique o que deu certo, as suas causas e consequências.

Mais do que ajudar a avaliar o trabalho realizado até aqui, essa análise servirá de base para a montagem da próxima matriz SWOT e uma melhor definição de ações para aumentar forças, diminuir fraquezas, aproveitar oportunidades e afastar riscos.

A matriz SWOT pode ser uma aliada e tanto para o seu planejamento estratégico e tem como grande diferencial a sua simplicidade: ela pode ser útil tanto para grandes corporações como também para pequenos negócios!

Por isso, não deixe de dividir o que você aprendeu aqui. Compartilhe este post nas suas redes sociais!

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