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Controle de estoque não precisa ser um desafio! Confira as nossas dicas

Equipe Bemacash
Equipe Bemacash
03/12/2018
5 min e 39 seg de leitura

Se você não dá muita atenção para o estoque da sua empresa ou se a sua preocupação é apenas em mantê-lo lotado, pode ser que você esteja à beira de um grande problema. O controle de estoque feito de maneira correta fornece excelentes indicativos para que você conheça melhor o seu negócio, evitando contratempos financeiros ou com os seus clientes.

A economia no Brasil está voltando a melhorar: um exemplo é o setor varejista, que segundo a pesquisa lançada pelo IBGE, apresentou uma variação positiva de 1,3% no volume de vendas durante agosto, quando comparado ao mês anterior. Com esse cenário, o ideal é que você aprenda, de uma vez por todas, a controlar o seu estoque para evitar problemas.

Você acredita que é necessário promover melhorias para otimizar a organização e o controle do seu estoque? Então, confira neste artigo as dicas que preparamos para você!

Por que devo preocupar com o controle de estoque?

Fazer uma gestão eficiente do seu estoque é essencial para que você conheça mais sobre o seu negócio. Veja alguns motivos para que você comece o quanto antes a fazer esse controle:

Reduzir custos operacionais

Muitos empreendedores acabam alugando espaços enormes e caros para serem centros de distribuição, mas nunca utilizam a totalidade. Ou então compram mercadorias em excesso e elas ficam eternamente guardadas, ocupando espaço de novas demandas dos clientes. Esses são alguns exemplos de ações que geram gastos desnecessários. Você pode evitá-los se souber mais detalhes sobre a entrada e saída de mercadorias da sua empresa.

A redução de custos operacionais permitirá fazer novos investimentos em outras áreas do seu negócio, como em inovação e desenvolvimento.

Ter produtos disponíveis para o seu cliente

Seu cliente queria muito comprar um produto, mas, quando você foi conferir em seu estoque, não estava disponível. Essa situação pode desencadear a insatisfação do consumidor e, até mesmo, fazer com que você perca a venda para a concorrência — o que pode atrapalhar todo o seu fluxo de clientes.

Com um bom controle de estoque, você evita deixar o comprador na mão e ainda consegue prever quando precisará comprar novos produtos, facilitando a negociação de preços com os seus fornecedores.

Ter previsibilidade de lucro

A gente já sabe que o controle do estoque impacta diretamente os resultados financeiros da sua empresa. Então, como prever o lucro do mês e do ano se você ainda deixa os processos indefinidos?

Reunir a sua equipe e fazer um planejamento, entendendo quais são as demandas dos seus clientes e organizando as futuras compras, são ações fundamentais para que você possa saber qual é a sua previsão de receita com mais precisão e, até mesmo, elaborar estratégias para aumentá-lo.

Boas práticas para a gestão do seu estoque

Por meio das informações e dos números coletados na conferência e manutenção do estoque, você poderá ter mais controle sobre como andam as suas vendas, as finanças e, inclusive, a sua posição no mercado. Siga essas boas práticas que indicamos para você:

Organize os seus produtos

A organização dos seus produtos deve ser feita de forma a otimizar a rotina do seu centro de distribuição e dos seus vendedores. Você pode separar os produtos em ordem dos mais vendidos para os menos vendidos, agrupar semelhantes ou até organizá-los por cor.

Independentemente do modo que você escolher, faça um inventário de tudo o que você tem em estoque e defina uma periodicidade para conferência. Algumas empresas escolhem uma data, no final do mês, para fechar e fazer balanço das entradas e saídas naquele período contábil.

Capacite os seus funcionários

Contratar funcionários para ficarem por conta do gerenciamento e da organização do seu estoque pode ser um excelente investimento. A quantidade de funcionários deverá ser definida de acordo a sua demanda e o tamanho do acervo, mas um detalhe é muito importante: eles precisam estar capacitados para essa função.

Fique atento às legislações específicas de cada área

Existem algumas leis e normas determinadas para o controle de estoque em setores específicos. No ramo alimentício, por exemplo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece uma série de resoluções que determinam a forma, temperatura e outras condições de armazenamento de produtos de acordo com as suas características.

Há também os controles que devem ser realizados para evitar problemas com o fisco. No setor varejista, principalmente para as grandes organizações, é obrigatória a entrega do Relatório Anual de Inventário, em que constam todas as informações sobre o que a empresa tem em estoque.

Portanto, tenha atenção e informe-se para saber se existe alguma regra específica para o seu negócio e não cometa nenhuma irregularidade.

Promova a comunicação entre as áreas da sua empresa

Manter o acervo da empresa organizado deve ser uma obrigação de todos, mas principalmente das áreas cujo trabalho é impactado diretamente pela situação do estoque. Reúna as equipes de compras, vendas e financeiro, além dos responsáveis diretamente pelo estoque, e estabeleça processos e metodologias para facilitar a rotina e a comunicação.

A automatização pode ser a sua aliada

Fazer as suas verificações de forma manual pode ser um dos fatores que está atrapalhando o seu controle de estoque. É necessário manter muitas planilhas atualizadas, algumas informações não são integradas e, no final do dia, você e os seus funcionários acabam se perdendo em meio a tantos papéis e dados desencontrados.

Com essa nova jornada digital, os sistemas de gestão estão mais modernos e são uma excelente opção para otimizar o seu tempo e o dos seus colaboradores. Estão disponíveis no mercado soluções unificadas e integradas, que permitem não apenas o controle do seu estoque, mas também a agilidade nas vendas e o acesso aos seus dados de forma mais clara.

As informações sobre a sua empresa ficam disponíveis para todos a qualquer momento. Relatórios mais completos podem ser emitidos para você analisar e elaborar estratégias com a sua equipe.

Não importa se você tem uma pequena empresa, uma grande loja ou atua com serviços: há no mercado soluções focadas no seu tipo de negócio. Ficou interessado em saber como isso funciona? Entre em contato com o Bemacash e fale com os nossos especialistas no assunto!

Escrito por

Equipe Bemacash

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