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Relacionamento com o cliente: a chave para o sucesso do seu escritório contábil

Bemacash Totvs
Bemacash Totvs
29/10/2018
5 min e 39 seg de leitura

O bom relacionamento com o cliente é requisito para um escritório de contabilidade obter sucesso. Atualmente, graças às redes sociais e à Internet, isso se tornou essencial devido ao potencial de marketing positivo ou negativo que esses meios geram e também por terem facilitado a interação com o público. Nesse contexto, o papel do contador passa a ser o de um parceiro próximo e acessível.

Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa “LawNet Mark of Excellence”, da LawNet, cerca de 21% das pessoas que escolheram uma das empresas participantes do estudo o fizeram devido a recomendações recebidas. Isso mostra a importância do marketing de indicação.

Além do mais, fornecer um atendimento de excelência pode ser o que falta para fidelizar um cliente e, assim, aumentar a lucratividade do negócio. Afinal, uma elevação de 5% na retenção de clientes é capaz de gerar uma expansão de 25% no lucro.

Portanto, para atrair e fidelizar consumidores, fortalecer o relacionamento com o público é fundamental. Quer saber como conseguir isso? Confira as 7 dicas que listamos a seguir!

1. Educação sobre legislação fiscal e obrigações acessórias

Além de executar os serviços contratados pelo cliente, é importante educá-lo também sobre as práticas contábeis, isto é, explicar o que está sendo feito. Tal atitude gera maior proximidade e ainda contribui para que ele entenda a importância do trabalho do escritório contábil.

Para tanto, converse sobre como funciona a legislação fiscal e sobre obrigações acessórias. Ao ter maior entendimento em relação a esses assuntos, ele também poderá facilitar as suas atividades. Por exemplo, evitando atrasar o envio de arquivos e controlando melhor notas e outros documentos para que não se percam.

2. Estar sempre disponível

Além de ensinar o cliente, é importante estar disponível para responder às suas dúvidas e solicitações. Contadores que não respondem e-mails, não retornam telefonemas em um período curto ou desmarcam reuniões com frequência têm grandes chances de perder clientes e ainda gerarem marketing negativo.

Por outro lado, quando você se mostra disponível para atender a cada consumidor de forma atenciosa, você agrega valor ao serviço prestado pelo seu escritório. Outra dica é adotar o maior número de canais de comunicação possível para interagir com o público, ampliando os meios de contato.

Ao se mostrar disponível para conversar em vários momentos do dia e por diferentes recursos tecnológicos, você contribui para que o cliente tenha uma percepção positiva sobre a receptividade do seu escritório contábil.

3. Fazer contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial procura aprimorar a utilização de recursos organizacionais, com o intuito de reduzir custos e elevar a lucratividade. Além disso, ela é mais ampla do que a convencional, pois fornece informações estratégicas contábeis para a tomada de decisão dos clientes. Desse modo, ela vai além das rotinas contábeis tradicionais, como as que envolvem apenas cálculos e pagamentos de tributos.

Na contabilidade gerencial, aplicam-se conhecimentos de outras áreas, como a de finanças, a fiscal e a jurídica. Isso para que o negócio do cliente melhore o seu gerenciamento de recursos, otimize o pagamento de tributos e ainda consiga evitar riscos. Também é possível fornecer apoio para uma gestão baseada em dados.

4. Antecipar possíveis problemas

Um escritório de contabilidade deve ser mais do que apenas um prestador de serviços, ele precisa se tornar um parceiro de seus clientes. Uma das formas de alcançar esse propósito é se antecipando a eventuais problemas que eles poderão enfrentar devido a práticas fiscais inadequadas feitas antes de virem até a sua empresa ou a outras ações percebidas.

Além disso, é importante informá-los de tendências observadas nos relatórios gerenciais e de evidências nas movimentações financeiras que podem resultar em problemas no futuro. Dessa maneira, você será capaz de construir uma relação mais próxima e de confiança com cada cliente —fatores esses que são essenciais para uma relação duradoura.

5. Conhecer as suas necessidades

Outra forma de se tornar um parceiro de seu cliente é conhecendo as suas necessidades e, quando possível, dando orientações para que ele consiga solucioná-las. Você não precisa ir além do campo contábil, pois é possível checar o que falta a ele dentro da área e verificar como pode suprir isso.

Se conseguir antecipar demandas futuras que venham a afetar a operação do cliente, também é recomendado avisá-lo para que ele se prepare e, consequentemente, tenha mais confiança e segurança em seus serviços.

6. Ser transparente

É indicado manter cada cliente informado sobre os processos que dizem respeito a ele. Portanto, evite esperar que ele entre em contato para avisá-lo sobre o status dos serviços contratados. Quanto mais você se adiantar e demonstrar proatividade, maiores as chances de impactá-lo positivamente e, assim, conseguir fidelizá-lo.

7. Sugerir ferramentas para auxiliá-lo

Outra maneira de melhorar o atendimento ao cliente é sugerindo ferramentas tecnológicas que podem otimizar a sua gestão financeira, fiscal e contábil. Isso pode ser feito com base na experiência de seu escritório com sistemas gerenciais ou, até mesmo, ao recomendar uma solução que tenha como ser integrada à usada pelo seu negócio.

Existem sistemas que contam com esse recurso, facilitando fluxos de trabalho que começam em um agente e terminam em outro, como na relação fornecedor, empresa-cliente e consumidor final.

Se não quiser indicar algo mais abrangente, também dá para indicar uma solução que integre melhor os seus processos internos e, assim, gere documentos e informações financeiras mais precisas. Inclusive, o trabalho do seu escritório de contabilidade poderá se tornar mais eficiente e fácil assim, especialmente se os materiais forem gerados em soluções com só quais já está acostumado e que seguem a legislação.

Não investir no bom relacionamento com o cliente é um dos principais erros de gestão que uma empresa comete. Isso não só prejudica os índices de fidelização, como também aumenta os gastos com captação de consumidores.

Afinal, existe uma máxima no mercado que diz que manter um consumidor é mais econômico do que conquistar outro, o qual pode custar até 5 vezes mais. Sendo assim, se você não quer perder dinheiro, então investir no relacionamento com o cliente é fundamental!

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Escrito por

Bemacash Totvs

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