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As 5 características de uma equipe de sucesso

Bemacash Totvs
Bemacash Totvs
11/06/2019
6 min e 5 seg de leitura

Equipes de sucesso são constituídas por pessoas motivadas, que conhecem os objetivos da organização e do setor e são engajadas em alcançá-los. Apesar disso, formá-las e geri-las nem sempre é uma tarefa simples.

Para ajudar a guiar nessas missões, vamos explicar os desafios que precisam ser superados, as características desses times, a importância da liderança e da motivação nesse processo e oferecer dicas para a formação de uma equipe de sucesso. Confira!

O desafio em construir equipes de alta performance

Contar com equipes de sucesso é o sonho de muitos líderes e gestores. Isso porque um time de profissionais de alta performance pode levar a empresa a resultados ainda melhores. Entretanto, chegar até esse patamar é uma tarefa complexa, recheada de algumas dificuldades que precisam ser superadas. Entre as principais:

  • encontrar colaboradores com o perfil profissional adequado;
  • criação de um senso de grupo (pautado na união e colaboração entre os profissionais);
  • lideranças participativas.

Ultrapassar barreiras como essas é fundamental para formar e gerir uma equipe de sucesso.

As 5 qualidades de uma equipe de sucesso

Equipes de alta performance apresentam algumas características que são bem comuns a todas elas. Nos próximos tópicos, explicamos melhor 5 delas.

1. Alinhamento de objetivos e esforços

Reunir a equipe para alinhar os objetivos e os esforços que devem ser realizados para alcançá-los é uma decisão que ajuda a unificar o time e permite que os membros saibam bem quais são suas responsabilidades.

Assim, use as metas (e os resultados desejados) para oferecer uma direção clara para o grupo, mostre qual é o desempenho esperado e ofereça flexibilidade para que os profissionais escolham a melhor maneira de se chegar lá.

2. Confiança entre os membros

A confiança entre membros e líderes é um dos principais alicerces de uma equipe de sucesso. Quando ela não está presente, é um sinal de que falta transparência, entendimento a respeito do trabalho, das expectativas e dos motivos pelos quais algumas regras e práticas existem. Isso é prejudicial para a produtividade e para o progresso dos resultados.

3. Clima organizacional agradável

O clima organizacional tem total influência sobre o nível de satisfação, a motivação e a produtividade dos colaboradores. Assim, pode-se dizer que equipes de alta performance trabalham em um ambiente no qual a liderança preza pelo bem-estar, pela confiança e pela eliminação de ruídos.

4. Reconhecimento do valor de cada pessoa na equipe

Quando se trabalha em equipe, o sucesso alcançado nunca é mérito apenas dos líderes e gestores. É preciso lembrar que, por trás de tudo, existe uma equipe empenhada em alcançar os resultados que foram almejados na fase de planejamento.

É aí que está a importância de reconhecer o esforço do time e elogiar os esforços empregados na execução. Essa é uma forma de manter as pessoas motivadas e cada vez mais engajadas com o desempenho da organização.

5. Autonomia dos colaboradores

Oferecer mais autonomia para os colaboradores permite que eles atuem de maneira mais independente e flexível. Assim, evitar uma microgestão — na qual as tarefas são centralizadas, pouco delegadas e os líderes estão o tempo todo cobrando e supervisionando o trabalho — é um ponto essencial.

Essa certa liberdade está bem pautada na confiança, na transparência e no reconhecimento do valor que cada membro tem dentro do time. Como se vê, todas as características de equipes de sucesso estão interligadas de alguma forma.

Motivação e liderança: o impacto na construção e no desenvolvimento

Já mostramos bastante aqui como uma liderança participativa tem um papel fundamental em uma gestão de alta performance e como a motivação dos colaboradores também está ligada a essa questão.

Por aí, já é possível ter uma ideia de como esses dois fatores fazem parte da construção e do desenvolvimento dessas equipes bem-sucedidas. Basicamente, é por meio deles que se consegue explorar o potencial dos profissionais e mantê-los engajados.

Vale sempre lembrar da importância da liderança pelo exemplo e como a cooperação, a confiança e a transparência reforçam essas relações e contribuem para o alcance das metas.

Como construir uma equipe de sucesso

Existem alguns passos básicos que podem ser adotados para a formação de uma equipe de sucesso. A seguir, listamos algumas dicas para ajudar você nesse objetivo.

Incentive o fornecimento de feedbacks

Os feedbacks fazem parte de um momento importante para a gestão, no qual líderes e gestores podem mostrar para os colaboradores os pontos fortes e fracos no trabalho. É sempre bom ressaltar que, além dos pontos que precisam ser aprimorados, deve-se também dar destaque para os aspectos positivos — fator fundamental para manter a motivação.

Porém, o ideal é que ele seja como uma via de mão dupla. Assim como a liderança avalia os colaboradores, esses liderados também precisam ter liberdade para pontuar algumas coisas relacionadas aos processos e à gestão.

Essa também é a base para estabelecer relações de transparência e confiança.

Ofereça segurança psicológica

Para que uma equipe seja bem-sucedida, precisa de um ambiente em que exista confiança e valorização, de forma que possam compartilhar seus sentimentos e suas opiniões sem medo de julgamentos (e até mesmo retaliações). Nesse cenário, as contribuições sempre importam para o desempenho do setor e da empresa.

Organizações que priorizam ambientes psicologicamente seguros podem aumentar suas taxas de retenção de talentos, além de terem mais chances de alcançar o sucesso.

Priorize a transparência nas relações

A transparência está diretamente ligada à clareza com que as equipes sabem dos objetivos e dos motivos pelos quais os processos devem ser realizados. Isso também diz respeito às responsabilidades de cada colaborador e a forma como eles podem executar o trabalho.

Por meio disso, consegue-se aumentar a confiança entre os membros, o que, como dito, é uma característica fundamental para se formar equipes de sucesso.

Compartilhe os valores da empresa

Os colaboradores devem conhecer os valores da empresa e, sobretudo, ver que eles são colocados em prática na rotina. Em outras palavras, se você busca trabalho em equipe e colaboração, por exemplo, deve deixar isso transparecer na cultura organizacional — criando um clima voltado para a cooperação e o reconhecimento pelos esforços.

Desenvolva metas e desafios claros

A clareza nas metas e nos desafios é primordial para que todos saibam aonde se espera chegar e qual é o caminho a ser percorrido para isso. Dessa forma, fica mais fácil definir as responsabilidades e os papéis de cada um dentro da equipe.

Como você pôde ver, existem algumas questões bem claras ligadas à formação de equipes de sucesso dentro de uma empresa. Entretanto, de maneira geral, tudo gira em torno de motivação, propósito e transparência nas relações.

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Bemacash Totvs

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