Receba nossas dicas Fale com um consultor
Existem 4 funções administrativas em qualquer empresa. Você sabe quais são?
  • Recursos Humanos

Existem 4 funções administrativas em qualquer empresa. Você sabe quais são?

Bemacash Totvs
Bemacash Totvs
02/01/2019
6 min e 45 seg de leitura

Gerir uma empresa e fazê-la prosperar em um mercado tão concorrido é um grande desafio. Isso exige dos gestores preparo físico, emocional e muito conhecimento. É aí que as 4 funções administrativas entram nessa receita para o sucesso.

Você sabe do que estamos falando? Neste post, você poderá conhecer melhor essas funções e entender o quanto elas são importantes para o crescimento saudável e duradouro de um negócio. Continue a leitura e aprenda a se tornar um gestor mais eficiente!

Henri Fayol e os princípios da gestão

Jules Henri Fayol foi um dos pioneiros das abordagens clássicas e científica da Administração, sendo uma figura de grande relevância para o universo empresarial. Ele foi um dos primeiros a perceber que a empresa precisava se reestruturar para se tornar mais produtiva.

Ao perceber problemas recorrentes nas estruturas empresariais da época, como a baixa produtividade, a falta de padronização técnica e a utilização de métodos empíricos no gerenciamento dos negócios, ele começou a estudar e avaliar possíveis melhorias.

Seus principais ensinamentos foram a delimitação das áreas existentes em uma organização (técnica, comercial, contábil, financeira, segurança, administrativa) e, claro, a definição das chamadas funções administrativas.

Webinar Gratuito Bemacash - Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Notas Fiscais

Vale a pena destacar que ele pregava que os cargos deveriam ser ocupados por pessoas capacitadas e que os gestores tinham o direito de direcionar ordens aos demais funcionários, cabendo a eles disciplina, colaboração e respeito aos seus superiores.

Para que a empresa se tornasse mais produtiva, ele acreditava que as ordens deveriam partir de apenas um superior e que cada setor deveria contar com um gestor competente.

Portanto, o que se percebe é que as suas ideias foram de grande relevância para a evolução da atividade administrativa e são visualizadas claramente na estrutura que conhecemos nos dias atuais.

A importância das funções administrativas

Ao observar a estrutura de uma empresa contemporânea, é fácil entender que a gestão do negócio é uma atividade complexa. Talvez por isso, 1/3 dos negócios fecham após 2 anos de funcionamento.

Mas qual é o segredo das grandes marcas do mercado? Não existe uma fórmula mágica para crescer e se destacar, mas é certo que a adoção de métodos de gestão eficientes e que visam a organizar melhor o funcionamento do negócio faz toda a diferença.

O Guia de Gestão Financeira Que Todo Empreendedor Deve Ler

Para sobreviver, a organização deve ser bem gerenciada e isso exige muita estratégia. Em outras palavras, o gestor deve agir com profissionalismo e encarar a sua função com responsabilidade, apostando em técnicas eficazes e nas ferramentas adequadas.

A administração da empresa nunca foi tão importante como é atualmente. Afinal, o consumidor se tornou mais exigente, as relações comerciais estão cada vez mais globalizadas e o mercado exige uma atuação voltada para a produtividade e excelência.

Nesse cenário, a importância das funções administrativas deve ser enfatizada. Elas facilitam o dia a dia do empresário e dos seus gestores, tornando a condução do negócio uma tarefa mais produtiva, eficiente e segura.

As quatro funções administrativas

Depois das informações apresentadas, finalmente podemos falar sobre as funções administrativas de Henri Fayol. Em primeiro lugar, você precisa entender que a administração de uma empresa tem como objetivo o alcance das metas previamente traçadas.

Para que isso seja possível, é necessário investir na melhoria de quatro funções básicas, também conhecidas como PODC: planejamento, organização, direção e controle. Saiba um pouco mais sobre elas a seguir!

Planejamento

O planejamento é a base de toda e qualquer atividade empresarial. É por meio dele que o seu negócio definirá as metas a serem alcançadas e as ações que serão necessárias para atingi-las.

Peter Drucker, o pai da administração moderna, também afirma essa necessidade, destacando que “o planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro das decisões presentes”. Ou seja, sem um bom planejamento, as chances de fracassar são grandes.

Organização

A segunda função administrativa é a organização. De nada adianta planejar se o gestor não se organizar para colocar em prática todas as tarefas necessárias.

Por esse motivo, é preciso que você compreenda que organizar está relacionado ao ato de colocar em prática o planejamento feito. Isso significa que o gestor deve ter todos os processos sob controle e trabalhar para que a empresa cresça em um ritmo constante e saudável.

Direção

A terceira função a ser destacada é a de direção ou liderança. Entenda que somente as empresas que têm verdadeiros líderes conseguem se destacar no mercado, pois a maioria dos gestores são apenas chefes.

Em resumo, dirigir uma equipe exige habilidades que vão além da pura e simples autoridade. É preciso se portar como exemplo e facilitar o trabalho dos demais, garantindo que eles sigam motivados e se desenvolvam profissionalmente.

Controle

Por fim, a última função administrativa é a de controle. Como você sabe, é função do gestor tomar decisões, sejam elas pequenas ou estratégicas. São essas escolhas que ditam o destino da empresa, mas é o controle dos processos e das pessoas que garante o resultado esperado.

Explicando melhor, a função de controlar está associada ao monitoramento dos resultados e das equipes. É vital que exista esse acompanhamento, já que o mercado está em constante evolução e um empreendimento de sucesso deve se adaptar às tendências e necessidades.

Assim sendo, sempre que o controle é bem desempenhado, os funcionários se tornam mais produtivos, a empresa caminha na direção correta e oferece aos seus clientes exatamente o que eles precisam.

Alcançando o equilíbrio entre as funções administrativas e se tornando um gestor de sucesso

Aplicar as quatro funções administrativas apresentadas é o primeiro passo para conquistar uma empresa próspera e lucrativa. Aliás, um gestor de sucesso é alguém que entende bem esses processos e consegue aplicá-los com exatidão em seu cotidiano.

Lembrando que esses quatro aspectos interagem entre si e devem ser aplicados em conjunto. Ou seja, durante o planejamento, é essencial definir as métricas que serão usadas para controle, designar as figuras de liderança e garantir que as suas ações sejam executadas de maneira organizada.

É verdade que comandar uma empresa exige uma grande dedicação dos gestores e empreendedores, mas é possível manter um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e a administração do negócio. Para isso, é necessário investir na gestão do tempo.

Organizando melhor a sua agenda, você conseguirá acompanhar de perto o andamento dos processos essenciais, mas isso não é tudo. Algumas boas práticas podem contribuir ainda mais para o alcance de bons resultados, como:

  • aprender a delegar tarefas;
  • investir em treinamento e capacitação profissional;
  • aproveitar os benefícios dos recursos tecnológicos;
  • estimular a criatividade e proatividade em sua equipe;
  • descansar aos finais de semana.

Gerenciar uma empresa não precisa ser uma tarefa árdua e você não precisa cometer erros para aprender a comandar um negócio. Na verdade, o sucesso está ligado à sua capacidade de se tornar mais eficiente e agir com estratégia. Por isso, não deixe de executar e aperfeiçoar as funções administrativas em seu cotidiano. Apesar de serem conceitos antigos, eles ainda se mostram extremamente atuais e importantes para o crescimento de um negócio.

Se você gosta de se manter atualizado e tem interesse de acompanhar dicas e informações essenciais para o desenvolvimento de sua empresa, temos uma última dica: assine a nossa newsletter e receba gratuitamente mais conteúdos como este em primeira mão!

Powered by Rock Convert

Escrito por

Bemacash Totvs

Bemacash Totvs

Frente de Caixa
do Bemacash

A solução completa que
você precisa para vender
mais e organizar o seu
negócio

Saiba mais

Você pode se interessar também por